9 de outubro de 2009

Sexta-feira com friozinho e bolo de maçã

Sexta-feira, friozinho...Da minha janela vejo a neblina invadindo os morros da Serra, cobrindo as copas das árvores, molhando o meu chão.
Daí deu vontade de fazer bolo e tomar café. Aliás, a minha idéia feliz de café da tarde é cópia de um clip infantil do Cocoricó, aquele da TV Cultura. Quem tem criança em casa com certeza já viu e prá quem não viu, vale a pena ver.
Mostra uma tarde de frio e chuva na casa da vovó no sítio e tem uma musiquinha mais ou menos assim:
"chove, mas como chove, chuva, chuvisco, chuvarada, por que é que chove tanto assim...
...
e a vovó me chama, menino vem cá, vem tomar chá, vem comer bolo de cenoura, com cobertura de chocolate quente...
...é bom, muito bom, muito mais do que bom, é excelente...
...
óh que tarde tão bela, banana quente no forno com açúcar e canela..."
E assim vai, não me lembro direito da música, faz tempo que não vejo o DVD, pois meu filho já passou um pouco dessa fase (eu não!!).
E este cenário de frio, chuvinha, bolo e café (não gosto muito de chá), se tornou a minha visão de felicidade nas tardes geladas aqui em casa.
Eu não tinha cenoura, então fiz um bolo de maça com canela, receita do Edu Guedes, que peguei tempos atrás pela TV e comi ainda quentinho, agora a pouco, com café.
Como o que é do homem o bicho não come, meu jardineiro voltou a ser fiel e eu o perdoei, com um enorme pedaço de bolo. E assim, nada como um dia após o outro, também vou perdoar a vizinha, porque não consigo ficar brava muito tempo e quem guarda mágoa, fica doente.
Só a Brastemp que ainda tá me dando canseira, mas depois do feriado eu penso nisso.
E prá quem ficou com vontade, segue a receita do bolo, fácil de fazer e como disse a minha "secretária" aqui de casa: perfeito!
BOLO DE MAÇÃ COM CANELA
BATER NO LIQUIDIFICADOR
3 ovos / 2 xícaras de açúcar / 1 xícara de óleo
2 xícaras de maçãs picadas com casca (tem que ser daquelas bem vermelhinhas/doces)
Colocar a mistura num tigela, sobre 2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher de sopa de fermento e 2 colheres de sopa de canela em pó.
Bater bem e colocar para assar numa forma de furo no meio, por +/- 45 minutos.
Importante: assim que colocar a massa na forma, polvilhe com canela em pó, para formar uma casquinha crocante depois de assado.
Assista o clip no YOUTUBE:
Bom apetite, bom final de semana e bom feriado!

Nenhum comentário: