17 de agosto de 2009

Servir bem para servir sempre

Trago um certo saudosismo comigo. Não é bem saudade de alguma coisa que eu não sei o que é e sim boas recordações de épocas ou fatos que marcaram minha vida.
Outro dia entrei numa padaria para comprar pão francês, fato raro, pois aqui na Serra só comemos pão de forma e estranhei ler no pacote: "SERVIR BEM PARA SERVIR SEMPRE".
Achei uma graça, fazia tempo que não via esta frase estampada num saquinho de pão. Acho até que muitas padarias nem usam mais, mas era uma tradição entre os meus patrícios quando eu era pequena.
Os tempos são outros, há contenção de despesas, hoje as padarias tem Gerentes e dificilmente vemos um Manoel ou Joaquim atrás do balcão, preocupados em servir bem.
Hoje padaria fina é Empório ou Casa de Pão e nem se chama mais "Flor do Bairro". Porque eu conheci várias com este nome. Um bairro que se prezasse tinha seu nome estampado na Flor da padaria.
Quando eu era pequena, padaria também vendia pizza. Não havia um "disque pizza - delivery", com uma portinha em cada esquina. Muito menos motoboy!
Minha avó paterna, como boa italiana, fazia a massa em casa, que eu ajudava a cobrir com molho de tomate natural e mussarela. Nem sonhávamos com todas estas centenas de recheios que temos agora. E se ela não fazia a massa, íamos a pé até a padaria para comprar uma. Simples, como a pizza que comprávamos.
Era comum eu aproveitar a viagem e pedir um GLUT. Ah, que saudade do GLUT! Vinha numa caixinha triangular, nos sabores morango, chocolate e caramelo.
Então padaria para mim era sinônimo de GLUT e pizza, o pão mesmo não fazia diferença.
E daí o Glut sumiu das prateleiras, não sei o que aconteceu. Ficamos orfãos, pois assim como eu, havia uma legião de crianças loucas por este leitinho gostoso.
Foi assim, de repente, sem despedida ou preparo emocional, que ele saiu da minha vida, para sempre.
Mamãe então para me consolar inventou o leitinho com groselha, diria que um primo distante do GLUT, mas tão bom quanto, que nunca pode faltar na minha geladeira. E tem que ser da vitaminada, (lembram da musiquinha? Groselha vi-ta-mi-na-da Milani...), pois os outros xaropes de groselha tem é gosto de remédio.

Um comentário:

Unknown disse...

de repente lembrei do GLUT e resolvi procurar na net...

ficamos realmente órfãos desse leitinho nostágico hein..

adorei o post.!